segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MAS 1 PARA NOSSA LISTA





02/08/2009 | 20:16
Boletim MédicoFausto Silva esclarece sobre cirurgia para redução de peso


Neste domingo (2), durante seu programa, Fausto Silva falou sobre as recentes cirurgias às quais foi submetido.

Segundo o apresentador do Domingão do Faustão, na Globo, aconselhado por seus médicos, ele decidiu resolver alguns problemas de saúde que estava enfrentando e, de uma só vez, foi submetido a procedimentos cirúrgicos para corrigir uma hérnia de umbigo e um problema de vesícula. Para completar, fez uma cirurgia bariátrica, comandada pelo Dr. Áureo Ludovico de Paula.

Sobre a cirurgia bariátrica, Faustão esclareceu ainda que se trata de uma técnica diferente de cirurgia de emagrecimento, eficiente para curar ou diminuir diabetes, pressão alta e ainda reduzir o peso:

“Se essa cirurgia der certo, eu resolvo alguns problemas de saúde, como também devo perder entre 20 e 30 quilos”, contou o apresentador.

Fausto Silva foi operado no dia 22 de julho, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.



Sobre a cirurgia feita em Faustão


Bariátrica representa uma nova técnica cirúrgica que, na maioria dos casos, tem se mostrado eficiente na cura da diabetes tipo II. No Brasil, essa técnica foi desenvolvida pelo Dr. Áureo Ludovico de Paula, do Hospital de Especialidades, de Goiânia (GO), médico responsável pela cirurgia feita no apresentador.

Dr. Ludovico criou uma técnica de interposição do íleo. Trata-se de um procedimento feito por laparoscopia, que consiste em aproximar uma parte do íleo do estômago, de modo a intensificar a produção de GLP-1, substância que estimula a produção de insulina pelo organismo.

A cirurgia prevê ainda a redução de 20% do estômago, o que reduz drasticamente a produção de grelina (o hormônio atua no cérebro, dando a sensação de fome). Com isso, uma das consequências do procedimento é a perda de peso e, naturalmente, a redução da resistência à insulina.

2 comentários:

dona marisa disse...

Alguem sabe de outras pessoas que fizeram esta cirurgia do faustão ?? é um novo procedimento ? reduziu o estomago só em 20 % ? Se souberem por favor informem... bravaverde@gmail.com obrigada

Bete disse...

Olá, gostaria de obter maiores informaçõe. Sou diabética e gostaria muito de resolver de uma vez por todas essa doença. Moro em Brasília, meu e-mail: beterica@gmail.com
Aguardo contato,

Elisabete Regina Rico Torres